Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Desenhar à maneira de Picasso, com recurso às tecnologias... para quadro interativo multimédia ou... em information gap

Não vejo muitas funcionalidades comunicativas e pedagógicas dos quadros interativos multimédia (QIM), mas se eles existem em muitas escolas...

Os sites que vou apresentar permitem atividades de information gap e de Picasso dictation, já aqui referidas. Cada aluno ou grupo de alunos faz o seu desenho (no QUIM, nos computadores... e, sem o mostrar ao colega/colegas do lado descreve-o ao  colega ou colegas  e todos  terão de descobrir as diferenças sem os ver, pelo que as descrições (e perguntas) terão de ser precisas. Na segunda modalidade, um grupo de alunos dita o seu desenho aos outros que escrevem o que vão ouvindo. Há também  a possibilidade de outro grupo desenhar efetivamente, no papel. Invertem-se os papéis. No fim, confrontam-se versões escritas com  desenhos (sempre fiz isto com papel, agora é mais fino!).   Depois os alunos procuram na Internet, em livros de pintura... caras de Picasso, de Bracque, de Modigliani... e  vão  descrevendo e comparando.

Não será  melhor do que deslocar etiquetas com os nomes dos olhos, da boca, do cabelo e respetivos desenhos, como se vê em muitos materiais pedagógicos para QIM ?

Objetivos comunicativos: os alunos descrevem, comparam,qualificam, localizam no espaço...

Para realizarem esses atos têm de empregar expressões do tipo: No meu desenho, há 3 olhos, dois azuis...à esquerda, coloquei um triângulo vermelho. Ah , no meu, só  desenhei um olho verde... Picasso utilizou cores mais claras, as caras de Modigliani são...


Sem comentários:

Enviar um comentário