Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de março de 2020

Ficar em casa e viajar... rester à la maison et voyager

Recebi da APPF este pedido da DGE. Com a minha colega Josette Fróis, vou ativar este blogue para que, alunos em casa,  possam aprender, viajando por outros espaços de aprendizagem. Poderão viajar nas diferentes línguas.   Transcrevo: 
«Serve o presente para solicitar a V. colaboração, no sentido de reunir informação sobre recursos educativos disponíveis e gratuitos para usarmos com os nossos alunos. Estes recursos serão partilhados através de uma plataforma da DGE para todos nós!
Agradecemos a V/ colaboração na identificação de recursos educativos digitais, de acesso livre, relacionados com a/s área/s de conhecimento da nossa disciplina FLE».

Esse pedido remeteu-me para a enorme base de recursos educativos produzida no âmbito do PNEP (Programa Nacional para o Ensino do Português). Era para o ensino do Português , mas serve para as outras línguas. Falo, por exemplo da brochura de que sou autora juntamente com Luís Filipe Barbeiro «Implicações das tecnologias na aula de português»  Não é fácil encontrar estas brochuras nos sites do Ministério da Educação. Também sou autora de manuais que já não são atuais, mas as atividades são muito mais atuais do que as que vejo em muitos manuais digitais.
Por isso, ao trabalho. Se alguém ler este post, já merece o trabalho.
A nossa perspetiva é interdisciplinar. Não vamos seguir nenhum programa. vamos propor que os alunos «saiam de casa» para visitarem lugares onde dificilmente iriam e que agora estão mesmo impedidos de viajar. Mas, há as tecnologias que nos permitem viajar.
Por isso, vamos propor atividades de compreensão oral,  de compreensão  escrita, de expressão ... de partilha em chat ou skype, messenger...
Vamos aos museus que abriram as suas portas para visitas virtuais gratuitas, como o Moma já propunha há muito tempo e nós próprios propusemos há muito tempo. 

Pensamento coletivo, no PNEP, sobre implicações das TIC na aula de língua



Só uma curiosidade: a atividade de «Picasso Dictation» ou de «information gap», descrita no artigo referido, a partir da obra «Quarto de Gauguin`em Arles» foi declinada em dezenas de escolas e algumas centenas de alunos em  formato   chat, fórum...  Na altura,  2006-2009 havia dezenas de blogues de professores e alunos. Ainda encontrei esta atividade.http://programanacionalensinoportugues.blogspot.com/2008/12/utilizao-das-tic-webquest.html

http://programanacionalensinoportugues.blogspot.com/2008/12/utilizao-das-tic-webquest.html

Vamos conhecer pintores, músicos, relacionar e adaptar sites em que haja essa interligação entre as artes... Apprendre une langue est voyager. les technologies permettent le voyage. Allons-y.     
   

Sem comentários:

Enviar um comentário