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quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Linhas de Wellington - Línguas, Plurilinguismo e História


A nossa História está cheia de encontros e desencontros. As línguas cruzam fronteiras, por vezes, quando não o deviam  fazer. «o  Plurilinguismo sai mais barato do que as guerras», ouvi dizer a Beacco. Mas as guerras «plurilingues» existiram  e nada melhor para as evitar do que conhecer a História e as Línguas.

Já referi a Plateforme de Ressources pour les Langues. O texto  de Béacco  Éléments pour une description des compétences linguistiques en langue de scolarisation nécessaires àl'apprentissage/enseignement de l'histoire pode ajudar os professores de línguas e de história a construir uma sequência pedagógica.

Os alunos terão de:
contextualizar
interpretar dados
confrontar posições
deduzir
justificar...

No relatório do Gave ,relativo às provas de História de 2013, referem-se as dificuldades «transversais» dos alunos.  Refere-se a dificuldade em interpretar dados, deduzir, justificar, por outras palavras, de compreender «verbos de comando», as consignes.

Este documento poderá ser utilizado para desenvolver estas operações cognitivas e linguísticas.

Os alunos  poderão ver primeiro o trailer e responder a perguntas do tipo: Onde, quando? Por que se fala francês e inglês? Quem? Que factos?
Poderão estudar os factos históricos e visualizar novamente  ...

Poderão estudar primeiro os factos e ver o filme depois...

Quem fez o filme, realizador ou realizadora? Produtor? Atores... Como são mostrados ambientes de guerra?  E se os alunos virem o filme: Sentem que os ambientes são portugueses? As personagens...? Quais as personagens que mais vos impressionaram?... Descrevam-nos? Contem o filme a colegas que não viram...  Como é um bife à Wellington?... (Explicar, dar instruções...)

Noções: Tempo, espaço, causa, consequência
Categorias gramaticais: adv, verbos, conjunções...
Linhas de Wellington

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