Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Português e Ciências Naturais



No Blogue Universidade de Passargada, estive a analisar  resultados de provas de Ciências Naturais extraídos do Relatório do Gave, em relação com documentos do CE. Venho propor agora uma atividade a propósito  de uma infografia publicada na Revista do Expresso de 24 de Novembro.


Entre as dificuldades dos alunos contam-se a capacidade de   ler suportes multimodais.

No documento do CE  são explicitadas as operações necessárias em CN.  A partir deste documento, a propor em aula de Português ou de CN,  que operações  cognitivas e comunicativas terão os alunos oportunidade de realizar:


analisar, calcular, classificar, comparar,descrever,distinguir, enumerar, relacionar...?

Dependendo das questões a colocar pelo professor ou pelos alunos, estes vão verbalizar a noção de quantificação. Os alunos até podem trabalhar em pares, tirando partido do corte da imagem, sendo que um aluno recebe a folha com os animais que têm vida mais longa e o outro os animais com vida mais curta- princípio de information gap.  Assim irão dizer : «A mosca pode viver mais dias do que a borboleta da seda... o animal que vive mais é... ou perguntar «no teu texto qual é o animal que vive mais... menos?» «Sabes quantos metros pode  medir a barbatana dorsal da orca...?», «Qual é a percentagem do ADN que o homem e o chimpanzé partilham?


Sem comentários:

Enviar um comentário