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quarta-feira, 30 de março de 2011

Exploração de programas de televisão: Documentários


Ferrão Tavares.  Escola e televisão: olhares cruzados, Plátano Editora

A televisão apresenta programas  cujos temas são simultaneamente abordados na escola. É o caso dos documentários sobre ambiente, sobre poluição, sobre animais, sobre história, e também de programas visando a apresentação de obras literárias.
O formato dos documentários tem-se modificado com a evolução da televisão. Os documentários mais antigos adoptavam um tempo lento, próximo do tempo da escola. A objectividade no tratamento do tema constituía um fim. Normalmente, uma voz off fazia o comentário de tipo pedagógico das imagens mostradas.

Hoje assiste-se à adopção de um tempo rápido, polícrono. As imagens sucedem-se, sendo os comentários feitos por uma voz off ou através da presença de especialistas ou de testemunhos dos acontecimentos relatados. Aliás, estes entram em formato narrativo. Estruturam-se a partir de uma situação problemática à qual se sucedem resoluções, complicações e uma situação final.  Os animais são seguidos muitas vezes ao longo do tempo e são-lhes dados nomes, mesmo a animais da selva. Conhecemos o nome do animal, do seu companheiro, dos inimigos, etc.   Por vezes, os documentários estruturam-se a partir de «famílias de  acontecimentos» como guerras, o acasalamento de animais da floresta, de peixes, de aves, ciclones... 


Ficha de leitura de documentário

 A técnica KWL ( Known, o que sei; Want, o que quero saber; Learned,  o que aprendi)  permite a articulação entre a fase de antecipação feita a partir dos conhecimentos prévios dos alunos com a fase de observação e de sistematização das aprendizagens. Permite uma integração dos media no programa de estudos em curso, contrariando a tendência para a cultura mosaico que referimos.

Objectivos

-          Desenvolver processos de leitura interactiva
-          EXPLICAR
  • Seleccionar informação
  • Relacionar dados
  • Hierarquizar informações
  •  Resumir
(Alguns objectivos dependem, evidentemente, da natureza do documentário seleccionado.)

Material

Documentário gravado ou na Internet.
Público

Alunos de todas as idades. O documento determina, evidentemente, o público.

Descrição da actividade

1. Fase de preparação
Os alunos preenchem as duas primeiras colunas reflectindo sobre os seus próprios conhecimentos acerca de um determinado assunto, por exemplo, animais (no 1º Ciclo). 

2. Fases de observação e de compreensão
Os alunos procuram responder às suas próprias perguntas fazendo uma leitura selectiva do documentário.

3. Fase de sistematização
Os alunos preenchem a 3ª coluna com o que aprenderam e podem, em seguida, estruturar os elementos anteriores fazendo um mapa semântico, escrevendo frases soltas que depois hierarquizam de modo a fazer um resumo. Com alunos mais pequenos, o professor pode fornecer, sob a forma de etiquetas, as frases que serão depois ordenadas, dando origem à reescrita para a produção de um resumo. Pode também fornecer só algumas frases, devendo os alunos  preencher os «espaços» em falta.


Os alunos podem elaborar  listas de objectos vistos ou ouvido.
A exploração temática decorre do documentário.

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