Não vejo muitas funcionalidades comunicativas e pedagógicas dos quadros interativos multimédia (QIM), mas se eles existem em muitas escolas...
Os sites que vou apresentar permitem atividades de information gap e de Picasso dictation, já aqui referidas. Cada aluno ou grupo de alunos faz o seu desenho (no QUIM, nos computadores... e, sem o mostrar ao colega/colegas do lado descreve-o ao colega ou colegas e todos terão de descobrir as diferenças sem os ver, pelo que as descrições (e perguntas) terão de ser precisas. Na segunda modalidade, um grupo de alunos dita o seu desenho aos outros que escrevem o que vão ouvindo. Há também a possibilidade de outro grupo desenhar efetivamente, no papel. Invertem-se os papéis. No fim, confrontam-se versões escritas com desenhos (sempre fiz isto com papel, agora é mais fino!). Depois os alunos procuram na Internet, em livros de pintura... caras de Picasso, de Bracque, de Modigliani... e vão descrevendo e comparando.
Não será melhor do que deslocar etiquetas com os nomes dos olhos, da boca, do cabelo e respetivos desenhos, como se vê em muitos materiais pedagógicos para QIM ?
Objetivos comunicativos: os alunos descrevem, comparam,qualificam, localizam no espaço...
Para realizarem esses atos têm de empregar expressões do tipo: No meu desenho, há 3 olhos, dois azuis...à esquerda, coloquei um triângulo vermelho. Ah , no meu, só desenhei um olho verde... Picasso utilizou cores mais claras, as caras de Modigliani são...
Os sites que vou apresentar permitem atividades de information gap e de Picasso dictation, já aqui referidas. Cada aluno ou grupo de alunos faz o seu desenho (no QUIM, nos computadores... e, sem o mostrar ao colega/colegas do lado descreve-o ao colega ou colegas e todos terão de descobrir as diferenças sem os ver, pelo que as descrições (e perguntas) terão de ser precisas. Na segunda modalidade, um grupo de alunos dita o seu desenho aos outros que escrevem o que vão ouvindo. Há também a possibilidade de outro grupo desenhar efetivamente, no papel. Invertem-se os papéis. No fim, confrontam-se versões escritas com desenhos (sempre fiz isto com papel, agora é mais fino!). Depois os alunos procuram na Internet, em livros de pintura... caras de Picasso, de Bracque, de Modigliani... e vão descrevendo e comparando.
Não será melhor do que deslocar etiquetas com os nomes dos olhos, da boca, do cabelo e respetivos desenhos, como se vê em muitos materiais pedagógicos para QIM ?
Objetivos comunicativos: os alunos descrevem, comparam,qualificam, localizam no espaço...
Para realizarem esses atos têm de empregar expressões do tipo: No meu desenho, há 3 olhos, dois azuis...à esquerda, coloquei um triângulo vermelho. Ah , no meu, só desenhei um olho verde... Picasso utilizou cores mais claras, as caras de Modigliani são...
Sem comentários:
Enviar um comentário