Resolvi fazer um poster, uma capa para um livro... para memorizar a nova ortografia...
Segui a sugestão da minha professora do 1º ciclo, nos anos 50, por acaso a minha mãe, e escrevia-as 3,4,5,6,7 vezes em função da dificuldade que encontrava na escrita das mesmas. Mas sou muito moderna e, por isso, copiei e colei, mas, mesmo assim, tive de decidir o grau de dificuldade e de frequência dessas palavras na minha vida e fui olhando... (se estivesse a fazer um poster ou capa de livro no 1º ciclo, pedia aos meninos que escrevessem primeiro à mão, com cores). Como a repetição é importante na memorização, como dizem os estudos recentes em neurociências (será assim? os hifens são a grande dificuldade) e como a exposição a conteúdos,mesmo de forma subliminar, também funciona creio que vou ultrapassar as minhas dificuldades.
E assim graças ao Wordle fiquei com um bonito poster no meu escritório.
Se fosse professora do 1º ciclo... colava num cartaz a produção manuscrita e a nuvem. E cada aluno poderia ter no seu caderninho uma nuvem com a correção dos erros habituais.Tratar-se-ia de um prontuário personalizado.
Mas sou professora do ensino superior e... no Curso de Artes Plásticas e Multimédia, os estudantes adoraram pintar e colar à maneira de Braque, integrando as palavras (manuscritas, escritas em diferentes caracteres, em nuvem)... em que tinham dado erros nas frequências e ... não digo o sucesso da aula (e do trabalho em casa)! E... em todos os cursos o dossier, portefólio... integra um prontuário personalizado multimodal (no caso dos estudantes terem dificuldades ortográficas,) recorrendo ao velho princípio pedagógico da repetição misturado com a apresentação estética para estimular várias zonas do cérebro... segundo o que mostram estudos de PET Scan... leitura e prática pessoal muito naïves, mas eficazes.
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