Ferrão Tavares. Escola e televisão: olhares cruzados, Plátano Editora
« De Doisneau à Publicidade Peugeot – A beleza é eterna
Objectivos
Desenvolver a competência cultural
Levar os alunos a realizar os seguintes actos:
· Descrever
· Comparar
· Contextualizar (noções de espaço e tempo)
· Argumentar (estruturar os argumentos, encadeá-los...)
· Ouvir os outros
Público
Do ensino secundário, do ensino superior, aprendizagem ao longo da vida
Material
Spot Peugeot 406
Álbum de fotografias de Robert Doisneau, postais, artigos de jornais
Internet
1. Formular perguntas que levem à descrição: tempo, local, objectos, pessoas.
Ex.: Que marcas reenviam para o passado? Vestuário? Tempo? Cores? Localizar: numa cidade, num lugar público?
2. Formular perguntas que levem à narrativização da imagem. Imaginar as imagens anteriores, as seguintes.
3. Levar a relacionar com outras fotografias, folhear álbuns. Relacionar.
4. Procurar, na net ou em álbuns, fotografias de Robert Doisneau.
5 Compreender a intenção da publicidade, descobrir o público-alvo a partir do conceito de «culture métisse» ou de cultura dos media. Reflectir sobre alguns tópicos: A arte de Doisneau combinada com a publicidade.
- A beleza é eterna. Construção em palimpsesto.
- A ideia de modernidade e de luxo veiculada pelo recurso a Doisneau.
- A publicidade assume um papel de descodificador da cultura erudita.
- O espectador atento reconhecerá o documento fonte, em palimpsesto quando o encontrar no seu caminho, graças à forma mediatizada.
- Mas, como a beleza é eterna, é necessário encontrar hoje novas formas de beleza: o Peugeot 406 e o site construído em flash.
- Explorar, por exemplo, as noções de qualidade – o belo – e de tempo com base na construção em flash do site, as marcas temporais icónicas como a máquina fotográfica, a televisão, e as marcas linguísticas».
Trés intéressant qui permet de faire un lien direct avec le cours de samedi dernier particulièrement intéressant. Je vais très certainement développer une activité autour de cet object-support. Cordialement. Florência Basilio / MIF Castelo Branco
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