Ferrão Tavares. Escola e televisão: olhares cruzados, Plátano Editora EXPLORAÇÃO da PUBLICIDADE IDado o carácter híbrido da publicidade, é difícil situá-la nos três tipos de programas que geralmente se consideram (informativos, de entretenimento, ficção). Muitos spots contam histórias, outros insistem na informação sobre um tema, por exemplo, sobre o ambiente e, no fim, surge a marca do detergente, etc. Consoante os momentos vividos, os publicitários fazem apelo à encenação de princípios ou valores diferentes: a beleza das mulheres, ou o seu trabalho intelectual e o sucesso dele decorrente; o valor da simplicidade da infância; o exotismo e o desejo de conhecer o diferente; o sucesso económico; o valor da cultura através dos livros... A observação da publicidade pode assim situar-se a diferentes níveis: 1. A publicidade como espelho de uma sociedade 2. Os spots enquanto histórias 3. Os textos dos spots A publicidade poderá, por um lado, ser utilizada na escola com a finalidade de proteger as crianças, fornecendo-lhes meios de evitar a manipulação e de aprender a ser consumidores conscientes. Por outro lado, a publicidade poderá ser utilizada como auxiliar didáctico, como processo de motivação, mas também como processo de abordagem de conteúdos ligados à competência linguística e discursiva. Os slogans permitem a expressão não só das funções informativa e expressiva, mas também da função poética. Analisar os implícitos, os palimpsestos, em slogans constitui uma maneira de levar os alunos a reflectir sobre dados da actualidade ou de cultura partilhada. | Ficha pedagógica Objectivos Desenvolver a competência comunicativa Levar os alunos a realizar os seguintes actos: · Descrever · Contar · Argumentar (estruturar os argumentos, encadeá-los...) Material Spots Artigos de jornais Sites Descrição de actividades - Passar as imagens de um spot e pedir aos alunos que imaginem os vários produtos que poderiam ser publicitados a partir dessas imagens. No caso de spots construídos segundo um formato narrativo, mostre aos alunos o início de um spot pouco conhecido, peça-lhes que imaginem a história e que adivinhem o produto publicitado. - Descrever os elementos formais que compõem o spot. Papel da cor, do movimento, do gingle, dos planos... - Fazer a «leitura» dos anúncios de televisão durante umas horas, procurando relacionar o momento de transmissão dos anúncios com o público visado e com os «valores» a que se faz apelo. - Analisar em alguns spots a estrutura interactiva. - Que actos interactivos (abertura, desenvolvimento, fecho) realizam as personagens? - Que actos de fala realizam (falam para pedir uma informação, protestar...)? - Que formas verbais e não verbais são utilizadas em situação de pedido, por exemplo? - Que processos estilísticos surgem nos slogans? - Como são obtidos determinados efeitos estéticos (relação texto, imagem, som)? - Observar um spot de uma televisão estrangeira sem som. Adivinhar o produto publicitado e imaginar o texto. Confrontar com a versão em língua estrangeira – mesmo desconhecida do aluno para suscitar estratégias de intercompreensão. - Partir de um anúncio radiofónico e pedir aos alunos que imaginem uma sequência de imagens que poderiam constituir o anúncio televisivo. - Agrupar spots segundo critérios a determinar: temáticos, mais ou menos educativos, narrativos, prescritivos, presença de pessoas, crianças, mulheres... Os alunos terão de justificar aos colegas dos grupos os critérios utilizados para a sua classificação. - Coleccionar algumas histórias. Procurar responder às perguntas: - Que personagens ou acontecimentos representam as funções de herói, adjuvantes, oponentes? Qual a situação inicial? Como surge a complicação? E a resolução? Qual o espaço e o tempo escolhidos? - Fazer concursos de slogans a partir da construção de matrizes, pedindo aos alunos que proponham também sequências de imagens, sugestões verbais de imagens, recortes de revistas, etc. |
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segunda-feira, 4 de abril de 2011
Exploração de imagens publicitárias
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