A planificação levanta sempre muitos problemas aos professores. Evidentemente há que ter em conta programas, metas de aprendizagem, documentos oficiais.
Mas quais são os objectivos comunicativos em línguas?
Contar, descrever, explicar, argumentar, prescrever, em termos de macro-actos de fala.
É o que todos nós fazemos ao longo do dia. Falamos para quê? contar...
Então podemos partir de dois tipos de entrada.
1. Falamos/Escrevemos sobre quê? Tema
2. Que fazemos quando falamos/escrevemos? Actos de fala (contar, apresentar-se) e noções gerais (tempo, espaço, quantificação...)
Podemos ainda combinar as duas entradas:
3. Que fazemos quando falamos/escrevemos a propósito de...
E quais as competências que estamos a desenvolver quando falamos/escrevemos de...? Compreensão oral, ce, eo, ee,conhecimento explícito, cultura? Quais vamos privilegiar? Com que actividades? Que documentos são necessários?
E que meios linguísticos vamos e vão os alunos verbalizar? Léxico, categorias gramaticais...?
Foram estas perguntas que colocámos na planificação de Unidades com o manual Labo des Mots- Plátano Editora. É velhinho... mas... num Laboratório faz-se. Foi uma abordagem accional que propusemos avant la lettre, por isso...
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