Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de março de 2011

Apresentar-se à maneira de...

Autor- Clara Ferrão Tavares



Esta proposta pedagógica baseia-se em Raymond Queneau que escreveu «Exercices de Style», reformulando 99 vezes a mesma informação


Baseia-se, também, na técnica de Gino Severini em Retrato de Paul Fort.


Tem ainda em conta a técnica pictural do «mosaico», visível também neste pintor, mas mais desenvolvida por Jarper Johns


Para além destas inspirações, do domínio literário e pictórico, nesta actividade, foram articuladas as seguintes estratégias pedagógicas: information gap, Picasso dictation, brainstorming, ditado “tradicional” e o princípio da WEB 3 com tag cloud e tag croud (cf Ferrão Tavares 2007, 2009).

Algumas actividades semelhantes, podem encontrar-se em:

http://www.artprojectsforkids.org/

http://alexml.blogspot.com/2009/03/jasper-johns.html

A nossa proposta adapta-se a diferentes públicos: crianças, estudantes universitários, animação de adultos.

Consoante os públicos, os objectivos serão diferentes. Tem sempre a finalidade de «quebrar o gelo», nas primeiras sessões e trata-se e uma actividade interdisciplinar e multimodal.

Apresentamos variantes em função dos públicos:

Variante 1

Curso de Comunicação Educacional Multimédia:

Procedimentos:

1. Traçar, numa folha de papel, três linhas horizontais e verticais de forma a obter 9 rectângulos.
2. Escrever o nome em acróstico num dos rectângulos.
3. Noutro rectângulo, colocar um poema ou alguns versos.
4. Escrever 10 palavras que definam o próprio, em outro rectângulo.
5. Escrever palavras onde frequentemente dão erros sob a forma de ditado «tradicional» de palavras soltas ou frases em simultâneo com a projecção de pinturas de Miró (música de Dave Brubeck Quartet)
6. Corrigir, num texto do Word, os erros dados, escrevendo a forma correspondente correcta várias vezes, consoante a dificuldade sentida na escrita das palavras escritas.
7. Copiar em Wordle.com e construir uma nuvem.
8. Construir um trabalho de arte digital, à maneira dos pintores referidos, mas escolhendo o pintor a «parafrasear».
9. Colocar no Fórum da plataforma Moodle.

Variante 2

Leitura e escrita e Linguagem, cognição e educação plurilingue

Curso de educação básica

Os procedimentos são semelhantes, mas em Educação Plurilingue, pede-se aos estudantes que escrevam palavras de que gostem em diferentes línguas. Com este público solicita-se também o desenho à maneira de …

Objectivos gerais:

· Permitir o «quebrar do gelo»;

· Facilitar o conhecimento do Outro;

· Desenvolver a criatividade;

· Permitir a multimodalidade.


Competências
Compreensão Oral

· Expressão Oral

· Compreensão Escrita

· Expressão Escrita

· Conhecimento Explicito

Objectivos Comunicativos


Descrever

· Explicar

· Dar instruções

· Argumentar

· Contar
Noções e Categorias Gramaticais

· Noções de Espaço e de Tempo

o Advérbios, Conjunções, Preposições

· Noção de Qualificação

o Adjectivos: grande, pequeno, médio

o Nomes: janela, casa

· Noção de identificação

o Nomes Próprios

· Noção de Acção

o Verbos

*

Sem comentários:

Enviar um comentário