Autor- Clara Ferrão Tavares
Esta proposta pedagógica baseia-se em Raymond Queneau que escreveu «Exercices de Style», reformulando 99 vezes a mesma informação
Baseia-se, também, na técnica de Gino Severini em Retrato de Paul Fort.
Tem ainda em conta a técnica pictural do «mosaico», visível também neste pintor, mas mais desenvolvida por Jarper Johns
Para além destas inspirações, do domínio literário e pictórico, nesta actividade, foram articuladas as seguintes estratégias pedagógicas: information gap, Picasso dictation, brainstorming, ditado “tradicional” e o princípio da WEB 3 com tag cloud e tag croud (cf Ferrão Tavares 2007, 2009).
Algumas actividades semelhantes, podem encontrar-se em:
http://www.artprojectsforkids.org/
http://alexml.blogspot.com/2009/03/jasper-johns.html
A nossa proposta adapta-se a diferentes públicos: crianças, estudantes universitários, animação de adultos.
Consoante os públicos, os objectivos serão diferentes. Tem sempre a finalidade de «quebrar o gelo», nas primeiras sessões e trata-se e uma actividade interdisciplinar e multimodal.
Apresentamos variantes em função dos públicos:
Variante 1
Curso de Comunicação Educacional Multimédia:
Procedimentos:
1. Traçar, numa folha de papel, três linhas horizontais e verticais de forma a obter 9 rectângulos.
2. Escrever o nome em acróstico num dos rectângulos.
3. Noutro rectângulo, colocar um poema ou alguns versos.
4. Escrever 10 palavras que definam o próprio, em outro rectângulo.
5. Escrever palavras onde frequentemente dão erros sob a forma de ditado «tradicional» de palavras soltas ou frases em simultâneo com a projecção de pinturas de Miró (música de Dave Brubeck Quartet)
6. Corrigir, num texto do Word, os erros dados, escrevendo a forma correspondente correcta várias vezes, consoante a dificuldade sentida na escrita das palavras escritas.
7. Copiar em Wordle.com e construir uma nuvem.
8. Construir um trabalho de arte digital, à maneira dos pintores referidos, mas escolhendo o pintor a «parafrasear».
9. Colocar no Fórum da plataforma Moodle.
Variante 2
Leitura e escrita e Linguagem, cognição e educação plurilingue
Curso de educação básica
Os procedimentos são semelhantes, mas em Educação Plurilingue, pede-se aos estudantes que escrevam palavras de que gostem em diferentes línguas. Com este público solicita-se também o desenho à maneira de …
Objectivos gerais:
· Permitir o «quebrar do gelo»;
· Facilitar o conhecimento do Outro;
· Desenvolver a criatividade;
· Permitir a multimodalidade.
Competências
Compreensão Oral
· Expressão Oral
· Compreensão Escrita
· Expressão Escrita
· Conhecimento Explicito
Objectivos Comunicativos
Descrever
· Explicar
· Dar instruções
· Argumentar
· Contar
Noções e Categorias Gramaticais
· Noções de Espaço e de Tempo
o Advérbios, Conjunções, Preposições
· Noção de Qualificação
o Adjectivos: grande, pequeno, médio
o Nomes: janela, casa
· Noção de identificação
o Nomes Próprios
· Noção de Acção
o Verbos
*
Sem comentários:
Enviar um comentário